Ao longo da história, o bairro do Bixiga ficou marcado predominantemente por sua descendência italiana, ocultando suas origens africanas. Porém, desde o início, a Bela Vista abrigava muitos ex-escravos e seus descendentes, além de mulheres e homens pobres oriundos da zona rural. Com a chegada dos imigrantes europeus (portugueses e principalmente italianos calabreses), foi constituída uma urbanidade cosmopolita de moradia e sociabilidade sem precedentes.
Embora a mídia tenha tentado apagar esses traços do bairro, é inegavel que essa diversidade étnica dos moradores desenvolveu uma multiplicidade de tradições, práticas, costumes e símbolos, presentes na identidade do Bixiga atual, bairro da festa da Achiropita, dos artistas e do teatro, das cantinas italianas, da escola de samba Vai-Vai, da boemia e com tantas outras facetas que caracterizam a própria São Paulo.
As origens do bairro estão registradas nas paredes de seus prédios junto à imagem
de Geraldo Filme, referência do samba e da cultura negra paulista.
A Escola de Samba Vai Vai, uma das maiores agremiações do carnaval paulista, foi fundada por um grupo de notáveis sambistas do Bixiga, estabelecendo sua sede no bairro.
*Veja também: Escola de Samba Vai Vai
O Educafro é uma instituição que fornece educação e cidadania para a população pobre e afro-brasileira, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver seus talentos e incentivando-os a superarem as dificuldades, para tornarem-se protagonistas de sua própria história.
*Veja também: Portal Educafro
0 comentários:
Postar um comentário